segunda-feira, 28 de março de 2016

QUEM SOU!

Bom galera, neste exato momento estou iniciando minha conversa sobre Educação Musical e espero que  vocês me ajudem a manter o Blog sempre atualizado.
Quando digo que quero falar sobre Educação Musical, não quer dizer que sei tudo sobre o assunto porém, estudo muito para que me aproxime de um  grande aprendizado e através deste blog espero interagir com pessoas de diversos locais que como eu, gostam do assunto.

Não pensem que sou uma exímia pianista porque não sou.Sou uma pessoa que ao longo dos anos como professora de instrumento, se apaixonou pelo poder da música no ser humano, percebendo a grande influência  para a formação do cidadão consciênte, capaz de mudar o meio onde vive e foi a partir daí que iniciei minha busca por respostas. Queria saber mais. 

A 18 anos iniciei minha busca e descobri a Enny Parejo em São Paulo. Foi com ela que aprendi a ouvir, sentir e interagir com a música. Deslumbrada com tudo que vinha aprendendo, queria dividir com mais pessoas meus aprendizados, mas por onde começar?

Iniciei me oferecendo, gratuitamente para ministrar algumas aulas em escolas Municipais, Estaduais e até particulares, porém sem sucesso. Percebi que era necessário atingir professores, coordenadores e diretores das escolas. Eles precisavam entender a real importância da Música na escola, no ser humano, para que pudessem  adquirir um outro olhar em relação a Educação Musical e em especial a Sensibilização Musical.

A partir daí, criei o curso de Sensibilização Musical para professores e oficinas  para diretores e coordenadores. O curso para professores era totalmente voltado para a vivência musical. A criatividade desses professores eu conhecia, então pensei que se estivessem sensibilizados a música, passariam a sensibilizar seus alunos. Criariam formas para atingir toda a sala de aula.

Meu objetivo com esse trabalho era sensibilizar pessoas e levar aos menos previlegiados a interação com a música, sem me preocupar se essas pessoas se transformariam em músicos ou não, Deixando essa missão  para  os conservatórios e escolas de música. Minha meta era encaminhar pessoas sensibilizadas à música para esses locais. Queria apenas que  professores do curso criado, professores não músicistas, fossem transmissor da grandeza  em se poder  ouvir, sentir e interagir com a música.

Este é um trabalho de que me orgulho, pois se transformou em dissertação de Mestrado, confirmando que mesmo após alguns anos do término do curso,  quase 90% dos professores que participaram, continuam encrementando suas aulas com a música e hoje ainda temos professoras da rede municipal que ministram oficinas, transmitindo a outros professores a importãncia de se sensibilizar  alunos musicalmente na sala de aula.

Este é um pouquinho do meu trabalho e do que gosto de fazer. Não esqueçam de deixar um recadinho ou registrarem seus depoimentos  sobre o assunto.
Semanalmente um novo assunto!

Em breve meu canal no you tube estara pronto e aguardo vocês.

Segue o link da minha dissertação de Mestrado:
http://mestradounifae.wikispaces.com/file/view/CRISTIANE+FERNANDES,2014.pdf

12 comentários:

Larissa Untura disse...

Parabéns pela iniciativa, Cris! Estou adorando seu blog e estou ansiosa pra ver o canal no YouTube. Larissa

Cristiane disse...

obrigada Larissa!

Unknown disse...

Oi Cris, parabéns pela iniciativa do blog!!!! Acabei de ler o " Quem sou" sobre você e me identifiquei em alguns lugares!!! Você foi a primeira pessoa que me deu oportunidade de trabalhar com a música e te agradeço muito por isso....espero que o blog seja um sucesso... Estarei sempre or aqui!!! Parabéns!!!Juliana

Cristiane disse...

Obrigada Juliana!

Unknown disse...

Muito boa a ideia Cristiane! Estou cursando Licenciatura em música e vou compartilhar meus pensamentos por aqui também. Abraço!

Mariregi disse...

Realmente você foi pioneira na área de Sensibilização Musical para nós professores.Aprendi muito nas aulas do Conservatório com suas aulas. Não é necessário saber tocar um instrumento para que possamos trabalhar com música, sensibilizando.Saber que foi essencial para buscar mais e mais...

Mariregi disse...

Realmente você foi pioneira na área de Sensibilização Musical para nós professores.Aprendi muito nas aulas do Conservatório com suas aulas. Não é necessário saber tocar um instrumento para que possamos trabalhar com música, sensibilizando.Saber que foi essencial para buscar mais e mais...

Unknown disse...

Parabéns Cristiane muito bom seu blog tenho certeza que muita coisa aqui ira me ensina e ajuda bjs

Unknown disse...

Obrigada!

Unknown disse...

Obrigada!

Cristiane disse...

Obrigada Andrea, vamos nos divertir por aqui ! kkkk

Cristiane disse...

Obrigada Regina!